Portugal


P
ortugal é o país do fado, do pastel, dos Manuéis e Joaquins, das grandes navegações e da historia do Brasil. Lisboa é banhada pelo rio Tejo, preserva uma arquitetura peculiar de ruas estreitas, casas antigas e prédio com azulejos. Andar de bondinho pela cidade é um verdadeiro charme, as praias são lindas e tem o céu mais azul do mundo.

CASCAIS



amigo, thanks!!

LISBOA















Comida

Em Portugal se come muito bem e barato, para quem é apaixonado por frutos do mar se babaria de tanto comer, mas como não sou fãsona me esbaldei de bacalhau.. O pão de sal é maravilhoso e tem uma variedade imensa. As frutas são as mais doces que eu já comi, o queijo não gosto nem de lembrar que morro de saudade do queijinho da casa da tia Cidalia.

Balada

A noite em Lisboa é bem agitada, os pubs reserva sempre uma surpresa na sua arquitetura. O jovem português adora bajular os brasileiros. A cultura brasileira é vista em todas as esquinas em forma de livros, musicas e novelas. OFF!! Ouvi a musica “vai descendo na boquinha da garrafa” em um café chiquerrimo, foi de morrer!!! Eles importam até as barangagem da nossa cultura. rsrsrs


Mini Dicionário

Bicha- No Brasil é apenas uma gíria para designar um homossexual masculino, em Portugal significa fila. Olha como soa estranho aos ouvidos -"A bicha esta grande, mas eu vou ter enfrentar".

Cuecas- No Brasil se usa este termo somente para os homens... Cuidado garotos em Portugal as mulheres também usam cuecas.

Miúdo- Este termo parece estar referindo a miúdos de galinha ou de qualquer restos de animais, mas em Portugal significa uma forma carinhosa de chamar as crianças.

Auto carro- Ônibus

Casa de Banho- Banheiro

Comboio - Trem

Bica- Café

Gira- Irado, maneiro

Sumo- Suco

Hospedeira de Bordo- Aeromoça

Pontapé de canto- parece chute na bunda, mas significa Escanteio no futebol.

Passadeira- Não e a pessoa contratada para passa as roupas significa, Faixa de pedestre

Bairro de lata- Favela

Carcaça - Não se refere a algo velho, significa Pão Francês

Cacete- Não é palavrão, é apenas mais uma forma de pedir pão. "um cacete por favor".

Sande - Sanduiche

Telemóvel- Celular

Durex - Camisinha

Enervar- Um tom pouco bizarro, mas significa ficar nervoso - "enervo-me facilmente"


Babados

Os portugueses em geral não te atendem bem em lojas e restaurantes, são incapazes de dar um sorriso e agradecer uma gorjeta.
No aeroporto também não foi muito agradável, o policial chato da Imigração, perguntou do meu visto, onde iria ficar e quanto tinha de dinheiro. Não contento que estava tudo dentro das leis, o babaca me olhou ironicamente (estava com um jeans um bocado justo e 2 dedos de barriga aparecendo, nada de mais para nossa cultura) e fez uma piada num tonzinho! - toda brasileira que entra em Portugal diz que vai ficar uns dias e ficam anos. Fiquei griladona (porque eu seu que ele estava achando que já era mais uma puta entrando em Portugal) e respondi: tenho dinheiro, um lugar para ficar, meu visto é de estudante, estou apenas fazendo turismo e se for para morar em um país pobre como o Brasil é melhor voltar para minha terra (desculpes meus amigos portugas nada contra Portugal foi só uma defesa) me caguei de medo, mas segurei o nervosismo.
O maldito me deu uma risadinha, isso não foi motivo para acabar com a minha trip. Mas até que ponto o consulado brasileiro me defenderia caso eu fosse presa por desacato a autoridade?Até que ponto vamos ter que abaixar a cabeça para esses PANACAS fardados
? hem?



2 comentários:

  1. Olá Ariana. Tudo bem?
    Infelizmente há babacas em todo canto. Não só em Portugal. Os dois povos têm uma percepção distorcida um do outro. De nossa parte, nós sempre quisemos exportar a imagem do futebol, samba e mulher pelada. A culpa é nossa, mesmo! Hoje em dia, com a ascendência econômica do Brasil, o mundo está "aprendendo" a ver o nosso país como ele é realmente.
    Vou todo ano a Portugal e o povo português, além de ser muito parecido com a gente, é muito simpático e hospitaleiro. Sem contar que o país é lindo!
    Só não entendi sobre o "visto" de entrada em Portugal. Nós não precisamos de visto para entrar lá.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver Portugal retratado por outros olhos. :) Espero que voltes a Portugal xD

    ResponderExcluir